
Como escolher o equipamento certo no momento de montar um PDV
julho 22, 2021
5 motivos para realizar a manutenção preventiva nos equipamentos do varejo
agosto 5, 2021Claramente as vendas no cartão fazem parte da vida de quase todos os empreendedores atualmente. E o dinheiro de plástico é muito capaz de trazer várias vantagens para o varejo, entretanto, é bem importante algumas precauções para não perder dinheiro.
No artigo de hoje, iremos falar de algumas dicas para não transformar seu sonho em pesadelo, vamos conferir todos os detalhes abaixo!
Veja algumas dicas para não perder dinheiro ao fazer vendas no cartão
De certa forma, as vendas no cartão não param mesmo de crescer, na verdade, esse método de pagamento se consolidou e provavelmente deve substituir o uso de dinheiro em espécie.
Claramente isso é algo que vem sendo observado em vários estabelecimentos da Europa e até mesmo no Brasil.
Vamos conhecer aqui as três melhores dicas para que seu comércio não perca dinheiro vendendo no cartão.
Conhecemos esse modo de pagamento como “dinheiro de plástico”, e obviamente os cartões de débitos e créditos já fazem parte de todos os negócios de varejo atualmente.
Porém, você como empreendedor precisa ficar atento e tomar certas precauções para que tal facilidade não acabe por se transformar em uma dor de cabeça enorme. Veja outros detalhes abaixo:
Procure escolher o tipo de sistema que realmente é adequado para seu negócio
Nos dias de hoje, contamos com várias alternativas de sistemas, sendo que eles podem ser TEF e POS, e podem ser implantados nas empresas.
Certamente é imprescindível conhecermos ao menos o básico sobre cada um desses sistemas, dessa forma, poderemos entender qual delas se adapta melhor às demandas do empreendimento dia a dia.
O ideal se há dúvidas é sempre contar com a ajuda de especialistas e experts no assunto, justamente para não escolher o tipo de sistema incorreto.
Veja se a máquina de cartão realmente é sua
Podemos dizer que há muitas pessoas mal intencionadas e que podem acabar colocando um dispositivo falso, ou seja, uma espécie de máquina “pirata” no caixa, tudo para receber de forma indevida os valores que esses clientes pagam para seu negócio.
Precisamos salientar que há vários relatos de funcionários que acabaram por enganar comerciantes dessa forma.
Sendo assim, procure sempre estar atento a este tipo de golpe e não perca dinheiro com as vendas no cartão.
Sempre faça o monitoramento do PDV para que saiba que a máquina de cartão efetivamente é sua.
Procure negociar taxas mais atrativas
Quase todos os empreendedores sabem que para liberar a venda com cartões em suas lojas deverão pagar taxas, entretanto, poucos sabem ou entendem que é possível sim negociar taxas ainda mais atrativas.
Geralmente as taxas cobradas pelas empresas que atuam como operadoras de cartão de crédito possuem influência direta no preço final dos produtos e serviços comercializados por você.
Lembrando que neste momento, o percentual acaba girando em torno de 3,6%, sendo que o preço é cobrado sobre transação normalmente.
Claramente negociar essas tarifas é algo realmente importante, principalmente para que as vendas com cartão sejam ainda mais vantajosas.
Se você deseja negociar diretamente com as operadoras, abaixo estão algumas dicas para fazer essa negociação da melhor forma possível:
- Sempre leve em conta junto de propostas e alternativas oferecidas pelas operadoras antes de realmente tomar sua decisão;
- Procure ainda considerar a possibilidade de antecipar recebíveis;
- A ideia é sempre tentar identificar qual é o tipo de transação mais efetuada pelos seus clientes, se eles tendem a comprar via crédito, parcelado ou débito.
- Tenha ao menos três meses de atividade para começar uma negociação, lembre-se de apresentar uma expectativa de vendas para 6 a 12 meses;
Essas são apenas algumas dicas que te ajudarão a buscar realmente uma excelente proposta que esteja mais de acordo com a realidade de seu negócio.
Lembrando ainda, da importância de contar com o suporte técnico para não perder dinheiro com vendas no cartão, afinal, abrirmos um negócio é justamente para ter lucros e conquistar objetivos e não perder dinheiro.
Ao seguir essas três dicas, você automaticamente estará pensando em formas melhores de obter lucros sem perder dinheiro efetivamente.
Se deseja ver novos conteúdos continue seguindo nosso blog e fique por dentro de todas as novidades que são lançadas todos os dias!