Tecnologias para implementar em sua loja em 2022
fevereiro 10, 20225 dicas para melhorar sua automação comercial
fevereiro 25, 2022Muitos varejistas não sabem, mas o cadastro de produtos é a base para o sucesso de todas as operações da loja. Quando um produto está devidamente cadastrado, o estoque fica organizado, ocorre transparência no recebimento de materiais, as vendas aumentam, dentre muitos outros benefícios.
Por mais que pareça simples em um primeiro momento, cadastrar um item na loja requer alguns cuidados e a necessidade de seguir um padrão. É importante o empreendedor se atentar a alguns detalhes para saber como melhorar esse processo de cadastro.
Para saber mais continue a leitura do artigo!
Veja aqui como melhorar o cadastro de produtos em sua loja
Veja abaixo 3 dicas fundamentais para você realizar um excelente cadastro de produtos em sua loja.
1.Definição de responsáveis pelo cadastro de produtos
Para o sucesso de qualquer operação é indispensável o trabalho em equipe somado à delegação de funções. Neste sentido, se você deseja um cadastro de produtos eficiente, é imprescindível eleger um funcionário responsável por realizar esse processo.
Em algumas lojas – geralmente as de grande porte – o cadastro precisa contar com mais de uma pessoa. Neste caso, você pode selecionar um funcionário para revisar toda a operação e verificar se tudo está de acordo com o padrão estabelecido anteriormente.
É importante ter em mente que a pessoa responsável pelo cadastro necessita conhecer plenamente todas as etapas da operação. Desta forma, o responsável conseguirá realizar a orientação e condução do cadastro adequadamente.
Além disso, uma dica muito importante nesse processo é o estabelecimento de metas. O funcionário deve criar prazos para cumprir as atividades de todas as etapas. Para fazer valer essa dica, você pode contar com a ajuda de software de gestão e desenvolver regras para que seja feita a revisão.
2.Definição de um padrão de descrição
Um bom cadastro de produtos precisa ter um padrão, que geralmente é definido com base nas necessidades de cada loja. Para essa definição é levado em consideração, dentre vários fatores, a estrutura mercadológica da empresa.
Diante disso, cada produto deve ser devidamente cadastrado de acordo com níveis e categorias, sempre informando ao cliente as particularidades de cada item.
Para que esse processo seja possível, é indispensável identificar as categorias. Assim, o processo de cadastro de produtos se torna muito mais fácil e eficiente.
Existem muitas informações que você pode colocar na hora de cadastrar, mas os principais e indispensáveis são: Completa descrição do produto, incluindo dados de embalagem, fornecedores, peso, sabor, código de barras, entre outros.
Lembre-se de que as descrições devem contar com um padrão previamente definido de ordem e abreviações de todas as informações. Você pode seguir alguns formatos já existentes, como:
- Produto;
- Marca do produto;
- Particularidade;
- Quantidade.
Em itens que possuem outros tipos de informações, siga a seguinte ordem:
- Produto;
- Peso da embalagem;
- Formato da embalagem;
- Marca do produto.
Não se esqueça de que as características que distinguem os itens precisam estar no cadastro para facilitar a identificação.
3.Ferramentas de validação de dados fiscais
Se tem algo que causa dor de cabeça em muitos varejistas é a etapa fiscal do processo de cadastro de produtos. Geralmente, os tributos mudam com muita frequência, o que resulta na alteração da forma do cadastro e também do respectivo custo.
Além disso, a parte fiscal apresenta diversos campos extremamente complexos e com exigências de tributações, o que dificulta ainda mais a vida do empreendedor.
Para facilitar todo esse processo e cadastrar com eficiência os produtos, você pode contar com o auxílio de ferramentas. Atualmente, existem ferramentas capazes de cuidar da parte fiscal no processo de cadastro.
Apesar de ser necessário investir um pouco nesses equipamentos, o custo não é tão alto se comparado aos riscos de não cumprir com as devidas obrigações.
Importância do cadastro de produtos
Você precisa ter em mente que o cadastro de produtos é a base de todas as outras operações de forma eficiente. Se tudo estiver devidamente organizado, a sua loja se destaca no mercado.
Até porque, quando os produtos estão cadastrados de maneira inteligente, o controle de estoque, recebimento de mercadorias, setor de compras e as vendas receberão impactos altamente positivos, o que culminará na satisfação dos seus clientes e aumento de vendas.
Por esse motivo, coloque em prática as dicas que você recebeu hoje e veja o sucesso da sua empresa.
Bons negócios!