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Seu negócio está prestes a Falir? Conheça essas 7 dicas para evitar o pior
junho 11, 2020![Faturamento durante a Pandemia](https://canaltecnico.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Faturamento-durante-a-pandemia.png)
Conheça 5 dicas para aumentar o seu faturamento durante a Pandemia
junho 25, 2020Já não é mais novidade que a economia brasileira enfrenta uma grande crise financeira. Muitos empreendedores estão sentindo na pele os efeitos da instabilidade econômica agravada pela pandemia de Coronavírus.
Para enfrentar esse desafio, precisamos de muita cautela e planejamento estratégico. Isso exige um nível de entendimento sobre quais são os pontos fracos do seu negócio e como superá-los nesse momento tão conturbado.
No artigo de hoje, reunimos uma série de recomendações básicas de como sair do endividamento, impulsionar as vendas e encarar a crise financeira como uma oportunidade de inovação. Dessa maneira, você pode sair dessa mais fortalecido e sem sucumbir à pressão do mercado.
Fique às dicas e saiba como superar o período crítico da pandemia. Vamos lá!
Elimine despesas desnecessárias
Comece fazendo um mapeamento que estabeleça quais são as prioridades no seu fluxo de caixa. O que não for realmente necessário deve ser eliminado das despesas. São pequenos detalhes que fazem a diferença, tais como materiais de escritório, redução de desperdícios nas contas fixas e outros custos pequenos que, quando somados, pesam no orçamento.
Renegocie as dívidas
Caso o seu caso seja crítico e os credores estejam batendo à sua porta, procure renegociar as dívidas. Em tempos de pandemia e crise, muitas empresas e instituições bancárias estão dispostas a estender prazos e reduzir juros. Até mesmo a Receita Federal está permitindo o protelamento de alguns impostos.
Fortaleça a relação com os fornecedores
Os fornecedores são parceiros estratégicos na crise financeira. Eles também passam por dificuldades e certamente estarão dispostos a ouvir novas propostas, desde que elas sejam realistas. Renegocie prazos e evite estoques abarrotados.
Integre os setores da empresa
Mais do que nunca, é fundamental que todos os departamentos da sua empresa estejam integrados e falem a mesma linguagem. Na crise financeira, a padronização de processos garante que rotinas básicas nas suas operações sejam bem executadas, evitando retrabalhos.
Para impulsionar a produtividade da equipe, considere a adoção de uma plataforma digital de gestão automatizada. Dessa maneira é bem mais fácil de manter o seu foco e o dos colaboradores na atividade mestre, agilizando outras tarefas repetitivas de maneira sincronizada e mais eficiente.
Dê mais atenção ao relacionamento com os seus clientes
O dito popular afirma que “o cliente é alma de um negócio”. E não é por acaso!
Preste atenção ao relacionamento com a clientela e com o seu público alvo. Além de conquistar novos clientes, você vai preservar os antigos. Estratégias de fidelização são muito bem vindas em tempos de pandemia.
Para tanto, conheça o perfil do seu consumidor ideal. Também fortaleça a sua presença digital para estimular o engajamento.
Busque um diferencial competitivo
Analise o mercado e verifique quais são os erros e acertos de seus concorrentes. Também conte com o feedback dos clientes para entender quais são os serviços e produtos nos quais eles têm maior interesse.
Essas atitudes contribuem (e muito!) para que você esteja à frente no seu nicho de mercado. Logo mais estarão algumas ideias de serviços que podem ser o seu diferencial competitivo.
Invista em soluções inteligentes e baratas
Dentre as possibilidades de inovação para ganhar uma vantagem com relação à concorrência, estão:
- iFood: é a maior plataforma de delivery de lanches e refeições do Brasil. Recentemente, também incluiu minimercados, confeitarias e o agendamento prévio para encomendas mais específicas.
- Uber Eats: é um derivado do Uber, mas focado na entrega de comida.
- Rappi: é um serviço de entrega à domicílio que vai além do segmento alimentício. Dentre as empresas cadastradas estão farmácias, floriculturas, papelarias, petshops, entre outras.
- 99 Food: é um derivado da plataforma 99 Taxis, focado na entrega de alimentos.
- James: plataforma de multi delivery com grande relevância no setor de supermercados.
- Zé Delivery: é um serviço de entrega que prioriza a entrega de bebidas, ideal para atender bares e pubs.
- Loggi: a plataforma conecta os clientes a escritórios através de motoboys, seja para entregas ou outros serviços como o de office-boy.
Seja cauteloso ao contrair novas dívidas
Se você for investir no seu negócio, que seja em soluções econômicas e eficientes para modernizar as suas práticas e aperfeiçoar a sua administração/atendimento. Evite entrar no ciclo vicioso de contração de empréstimos para quitação de despesas.
A Canal Técnico conta com diversas alternativas de produtos e serviços para ajudar a sua empresa a sair da crise financeira. Entre em contato e faça uma avaliação gratuita!