
Expectativas para o segundo semestre 2023 no varejo
agosto 25, 2023
A importância de aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
setembro 15, 2023Existem desafios e tendências do varejo no Brasil, e para que o comércio continue vendendo e lucrando é preciso se reinventar, observando o que tem chegado ao mercado atualmente.
Ao mesmo tempo em que o varejo enfrenta um momento delicado, em relação a economia, há chances também de crescimento para quem consegue driblar os obstáculos.
Saiba mais sobre o assunto lendo o conteúdo que preparamos para você, abaixo!
Como funciona o varejo no Brasil atualmente?
A área do varejo sofreu muito nesses últimos anos aqui em nosso país, devido a questões de pandemia, instabilidade política, recessão econômica, aumento do desemprego e taxas de juros, por exemplo.
Houve muita insegurança e medo por parte da população, e com razão, fato que afetou o consumo dos brasileiros, reduzindo suas compras e tendo quedas de vendas no varejo.
Contudo, aos poucos os brasileiros vão voltando a consumir e os comerciantes adotando novas estratégias de vendas.
Neste atual momento, então, o varejo começa a apresentar sinais de crescimento, devido a uma melhora na economia.
O que vem contribuindo para o setor é a redução da inflação e as políticas de estímulo ao consumo.
É interessante entender que a área do varejo é muito importante para movimentar a economia do país, inclusive é uma das áreas responsáveis por boa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) e também pela geração de muitos empregos.
Apesar de ser muito importante, é preciso lidar com diversos desafios, incluindo o cenário político, saúde, preferências dos consumidores e também pelo avanço tecnológico.
Quais são os principais desafios e tendências do varejo no Brasil?
Hoje há diversos desafios e tendências do varejo no Brasil, e os comerciantes e empresários precisam saber lidar com tais fatores.
No que diz respeito aos desafios atuais do varejo podemos mencionar, por exemplo:
- Grande competitividade entre as empresas;
- Transformação digital (operações online e offline);
- Mudanças no comportamento do consumidor (maior exigência);
- Logística e distribuição (transporte e prazos);
- Carga tributária e burocracia;
- Segurança (perigos com furtos, roubos e fraudes);
- Mudanças na legislação trabalhista.
Então é preciso que os comerciantes saibam lidar com todos esses desafios, buscando novas saídas para que sua empresa continue atuando e vendendo bem.
O desafio torna-se ainda maior para empresas pequenas e médias, mas é possível crescer utilizando boas estratégias e ferramentas.
É preciso investir em estratégias diferenciadas para que os clientes sejam atraídos e fidelizados, além de lidar com tantos dados para serem registrados, em tempo hábil.
Hoje vários desses desafios podem ser amenizados com a tecnologia, ou seja, há muitas soluções que contribuem para o comércio como é o caso de campanhas de marketing digital, vendas on-line, uso de aplicativos, ferramentas de gestão integrada e muito mais.
O empresário/comerciante que está por dentro dos desafios e tendências do varejo no Brasil e busca soluções eficazes consegue sair na frente de seus concorrentes.
É preciso buscar formas de aumentar as suas vendas, mas lembrando também de priorizar um atendimento humanizado, pensando ainda na eficiência operacional, em formas de reduzir os custos e muito mais.
Os dois principais fatores, inclusive, que precisam ser priorizados é em relação a adoção de estratégias de marketing eficientes e a valorização do atendimento ao cliente.
Também é preciso investir em inovação, produtos e serviços personalizados, parcerias estratégicas e formas de fidelizar os clientes.
Como superar os desafios e investir nas tendências do varejo?
Quando falamos das tendências no varejo o que mais se destaca realmente é a transformação digital.
As vendas no meio digital aumentaram principalmente com o surgimento da pandemia de Covid-19, no qual as pessoas evitavam sair de casa, realizando muitas transações pela internet.
Os consumidores realizaram muitas compras on-line e essa nova forma de aquisição permaneceu até os dias atuais.
Neste cenário, as empresas que buscam aderir aos e-commerces e plataformas de vendas on-line acabam saindo à frente de seus concorrentes.
Contudo, não basta criar apenas um meio online para vender, mas também buscar formas seguras, rápidas e eficientes, proporcionando uma boa experiência de navegação e compra aos consumidores.
Apesar dos desafios do meio digital, temos que admitir que ele também trouxe muitas vantagens para os varejistas, já que possibilitaram vendas além de sua região, expandindo horizontes, levando seus produtos para diversos Estados e até mesmo outros países.
Outras interessantes tendências do momento é em relação a experiência omnichannel, unindo diversos canais de venda (mobile, online e loja física), oferecendo uma compra mais flexível e personalizada.
A tecnologia de inteligência artificial e realidade aumentada também tem ganhado espaço neste novo cenário, proporcionando novas formas de interação entre o consumidor e a marca.
Além dessas tendências mencionadas acima, há ainda a questão da sustentabilidade.
Empresas que investem em recursos sustentáveis estão ganhando cada vez mais relevância no mercado, principalmente para os clientes mais exigentes, conscientes e preocupados com questões ambientais e sociais.
As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros têm sido influenciadas por diversos fatores, como o aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar, a busca por conveniência e a maior conscientização sobre questões sociais e ambientais.
No geral, há muitos desafios e tendências do varejo no Brasil, mas é importante entender como superar os obstáculos e investir nas tecnologias e novas oportunidades de crescimento.
É preciso pensar em produtos e serviços cada vez mais personalizados, de qualidade, na facilidade de compra, velocidade, segurança, sustentabilidade e priorizar o bem-estar dos clientes.
Se você deseja conhecer soluções tecnológicas eficientes para a gestão do seu varejo, conheça os produtos e serviços da empresa Canal Técnico!