
Como superar a crise financeira em tempos de Pandemia?
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julho 3, 2020A instabilidade econômica ocasionada pela propagação de Covid-19, doença resultante do novo Coronavírus, tem sido vista ao redor do mundo todo. Nesse cenário conturbado, muitas empresas buscam por soluções criativas para aumentar o faturamento durante a pandemia.
Esse é um tremendo desafio, mas não é impossível de ser conquistado. A queda no volume de vendas pode ser superada se o empreendedor reinventar as próprias práticas e se adaptar à nova realidade. Especialmente no caso das pequenas empresas, essa mudança é primordial.
Quanto mais maturidade profissional for alcançada nesse período de instabilidade, maiores as chances de o negócio sobreviver. Além de ampliar o seu alcance no longo prazo.
Afinal de contas, quando a população voltar a circular nas ruas com segurança, será preciso ter estrutura suficiente para arcar com essa demanda contida por tanto tempo. Portanto, rever os seus procedimentos operacionais diários é indispensável neste momento crítico.
Para contribuir com o seu planejamento estratégico e adaptação aos novos tempos, reunimos 5 dicas importantíssimas. Elas certamente podem contribuir para alavancar o faturamento durante a pandemia e deixar a sua empresa preparada para a reabertura.
Vamos conferir?
1. Vender via aplicativos de delivery
Mesmo grandes redes que resistiam a oferecer seus produtos nos aplicativos de delivery se viram obrigadas a voltar atrás e a ceder à essa modalidade para aumentar o faturamento durante a pandemia. Ainda mais os que comercializam lanches e refeições.
No caso dos pequenos empreendimentos, essa é uma demanda urgente hoje em dia. Oferecer entregas de pedidos à domicílio via aplicativos ajuda a equilibrar as contas e compensar a falta de clientes presenciais.
E não é só o segmento da alimentação que pode aderir ao delivery. Além dos bares e restaurantes, outros tipos de negócios podem fazer entregas por plataformas como o Rappi e o James.
Os clientes podem fazer encomendas de farmácias, supermercados, pet shops, floriculturas, papelarias e muitas outras empresas. Você precisa estar entre elas!
2. Abrir uma loja online
Os sites de e-commerce também estão ganhando ainda mais relevância desde que foi estipulada a quarentena. Esse era um segmento que já estava em ascensão e que se consolidou devido à necessidade de distanciamento social.
Se você quer melhorar o faturamento durante a pandemia, considere montar uma loja online com seus produtos e serviços. Avalie qual é a melhor alternativa disponível e não deixe de usufruir dos benefícios de ter essa vitrine virtual.
3. Investir nas redes sociais
Estar na internet não significa necessariamente ter sucesso na internet. Para a sua empresa ser vista, lembrada e solicitada com mais frequência, é imprescindível investir nas redes sociais.
As pessoas estão reclusas em casa e passando muito mais tempo presentes em sites e aplicativos como o Facebook, o Instagram, o Youtube, entre outros. Esse é o momento ideal para consolidar uma base significativa de seguidores engajados e fidelizados.
O melhor de tudo é que essa é uma solução barata para aumentar o faturamento durante a pandemia. Basta estar presente todos os dias, interagir com o público e, além das promoções, postar conteúdos de qualidade.
4. Criar conexões com a clientela
O item anterior vem de encontro com outra dica muito importante: os canais de conexão com os clientes. Especialistas são unânimes ao afirmar que manter um bom relacionamento com o cliente é uma das chaves fundamentais de um negócio bem sucedido.
Ofereça programas de fidelidade, cupons de descontos para as próximas compras, promoções em datas comemorativas. Enfim, solte a criatividade para estreitar os laços de confiança com o consumidor.
Uma sugestão válida é o uso de plataformas de gestão com CRM (Customer Relationship Management). Elas permitem fazer uso de um conjunto de estratégias com auxílio da tecnologia para facilitar o relacionamento com o cliente e fortalecê-lo.
5. Negociar com os fornecedores
Assim como a sua empresa, os fornecedores também querem otimizar o faturamento durante a pandemia. Porém, diante da queda nas vendas, o gestor deve firmar parcerias e propor negociações que garantam um fôlego nas contas.
Mantenha o estoque de acordo com a sua demanda e negocie com as empresas parceiras para aumentar prazos. Isso certamente ajudará a equilibrar receitas e despesas.
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