Você sabe o que é SAT fiscal?
outubro 27, 2023Vendas com cartão: 7 Dicas para não perder dinheiro.
novembro 17, 2023A gestão de estoque é uma das áreas mais importantes de um negócio, porém, simultaneamente, a que mais gera erros simples e comuns.
Para fazer um bom controle desse setor é necessário ter uma visão ampla do negócio, conhecendo não somente as próprias necessidades como também redobrar a atenção em detalhes.
No texto de hoje, você vai conhecer os 5 erros mais comuns no controle de estoque e como fazer para evitá-los. Confira os tópicos e aproveite para fazer uma análise em seu estoque e avaliar se algo na gestão precisa de melhorias. Boa leitura!
Os 5 erros mais comuns na gestão de estoque
1.Ruptura
Ruptura é o termo designado para se referir a falta do produto nas gôndolas da loja. Esse é um dos erros mais graves e comuns entre os varejistas, pois gera insatisfação no cliente.
Afinal, se coloque no lugar do cliente: o que você faria se não encontrasse o seu produto em determinada loja? Visitaria outro estabelecimento, não é mesmo?!
Logo, as chances de perder o cliente e consequentemente a venda, são gigantescas.
Sabemos o quanto é difícil o varejista perceber esse problema. Nem sempre o cliente avisa a falta do produto para um funcionário. Entretanto, é importante pensar em formas de mensuração dessas rupturas.
2.Compras de produtos em excesso
Outro erro muito comum na gestão de estoque é o excesso de compra de produtos. Geralmente isso acontece quando ocorre alguma promoção do produto.
Mas, comprar material por impulso pode aumentar os custos com o armazenamento desses produtos, principalmente quando se trata de setor alimentício.
Para evitar esse erro é importante que se faça o controle dos materiais, realizando as compras de acordo com a demanda.
Considere também as datas comemorativas e os produtos sazonais. Se não tiver um bom controle nessa área, os produtos irão se acumular aumentando os custos com a gestão.
3.Desconsideração da importância do inventário na gestão de estoque
Ignorar a importância do inventário no controle de estoque é um verdadeiro “tiro no pé”. Algumas empresas até utilizam a ferramenta, mas o fazem poucas vezes no ano.
Há lojas que fazem o inventário apenas uma vez por ano. Essa desconsideração pode gerar problemas gravíssimos, como reclamações de clientes e multa.
Isso porque, quando o inventário é feito de forma regular, as perdas são mensuradas, como a quantidade e valor de produtos perdidos – independente dos motivos – por exemplo.
Além disso, o inventário ainda evita que produtos vencidos ou estragados sejam colocados na gôndola, evitando problemas futuros.
4.Desconsideração dos sistemas de informação
Automatizar os processos de controle de estoque com um bom software é fundamental para garantir a eficiência do trabalho varejista.
Em especial os sistemas de informação agilizam o processo da venda, pois permite a consulta de relatórios dos produtos de forma rápida e em tempo real.
Além disso, o software integra todas as atividades operacionais do varejo dentro de um único lugar, fornecendo fácil acesso ao varejista.
Se sua preocupação é o custo, fique tranquilo! Os custos com a implantação do software são praticamente mínimos se comparados com os benefícios advindos da diminuição de erros de gestão.
5.Espaço em excesso no estoque
Se o excesso de compras de produtos é um dos grandes erros de gestão de estoque, o excesso de espaço no estoque é também um outro erro bem significativo.
Isso porque, o grande espaço permite a redução das exigências e atenção referentes a certo departamento. Afinal, você tem mais espaço para se instalar.
A empresa Toyota por exemplo, é mundialmente conhecida por trabalhar com um estoque estritamente delimitado, com pouco espaço.
Isso é importante para identificar peças com defeito com muito mais rapidez e reduzir os custos financeiros e logísticos.
Para saber se o seu estoque está com espaço em excesso, faça o cálculo da taxa de preenchimento e do estoque atual .
Caso o resultado saia acima de 85%, é necessário otimizar essa área. Considere a utilização de um software para te ajudar nesse processo.
Você viu os principais erros na hora de gerir um estoque e o que pode ser feito para minimizar tais erros. Além de tudo o que já foi lido, pense na possibilidade de utilizar um software de gestão. Ele pode ser um ótimo aliado no bom controle do seu estoque.
Até mais!
1 Comment
[…] essa situação, decidimos selecionar aqui os principais motivos que levam a vários problemas no estoque. Veja quais […]