Conheça os processos que são otimizados com a automação comercial
novembro 19, 2021Fuja da crise usando um software de automação comercial
dezembro 17, 2021O inventário de estoque de fim de ano é fundamental para garantir a lucratividade e economia de despesas. Ainda que as datas comemorativas de fim de ano sejam as mais vantajosas para os comércios, sem organização no estoque qualquer lojista perderá dinheiro.
Para isso não acontecer com você, veja nos próximos tópicos como organizar seu negócio a fim de ter sucesso nas vendas. Boa leitura!
Algumas técnicas de como fazer o inventário de estoque de fim de ano
O controle de estoque é perfeitamente adaptável a qualquer estilo de empresa. Por essa razão, você tem total liberdade para adequar o gerenciamento do estoque ao seu modo de funcionamento. Mas para te ajudar na organização, abaixo estão algumas técnicas para fazer o inventário de estoque.
1.Defina níveis de paridade
Basicamente, níveis de paridade se relacionam com a quantidade mínima que determinado produto precisa ter no estoque. Geralmente, essa quantidade é baseada na quantidade de vendas do item na loja.
Para definir o nível de paridade de certo produto, você precisa verificar a rapidez de vendas na loja e o tempo que o produto leva para retornar ao estoque. Ao verificar que a quantidade de itens está abaixo do volume esperado, é hora de realizar o pedido.
Tenha em mente que o nível de paridade é específico para cada produto e que ele pode variar ao longo do ano. Por isso, faça uma análise do nível de forma frequente.
2.Utilize o FIFO (First In, First Out)
A sigla FIFO vem do termo em inglês “First In, First Out” que quer dizer literalmente “Primeiro a entrar, primeiro a sair”. Ou seja, o primeiro produto que entrou em sua loja deve ser o primeiro a sair.
O seu estoque deve estar em plena organização, onde os itens mais antigos devem ficar à frente para serem vendidos primeiro. Este princípio é especialmente importante para os produtos perecíveis que estragam com certa velocidade.
Você pode considerar também os itens que não são perecíveis, pois dependendo de onde fiquem no estoque, as embalagens podem danificar com facilidade.
3.Elabore um Plano de Contingências
Para fazer um inventário de estoque de fim de ano com qualidade e eficiência, você não pode deixar de elaborar um Plano de Contingências.
O Plano de Contingências consiste em, basicamente, prever possíveis problemas de gerenciamento de estoque e elaborar estratégias de possíveis soluções.
Os principais problemas são:
- Falta de dinheiro para compra de produtos essenciais;
- Aumento de vendas de forma inesperada;
- Exagero no estoque;
- Falta de espaço no estoque;
- Erros nos cálculos dos itens gerando déficit na quantidade;
- Fabricantes com falta de produtos;
- Etc.
Pense nas ações que você iria tomar caso houvesse esses problemas.
4.Tenha uma Auditoria Regular
Com o avanço da tecnologia, a Auditoria Regular é feita por meio de softwares e relatórios. Entretanto, para garantir que nada fuja do controle é importante que você tome outras atitudes a fim de ter sucesso no inventário de estoque de fim de ano.
Você pode utilizar:
- Inventário físico: Consiste na contagem de produtos no estoque;
- Verificação de pontos: Se baseia na escolha e contagem de um produto, comparando o número com o que estava previsto;
- Contagem cíclica: Verificação de produtos em programação rotativa;
5.Coloque o sistema ABC em primeiro lugar
Todo comerciante deve ter em mente que certos produtos necessitam de mais atenção em detrimento de outros. Alguns são mais frágeis, vendem com mais rapidez ou até mesmo são mais difíceis de sair e estragam com mais facilidade.
Por esse motivo, é fundamental que você divida seus itens por categorias de ABC, em que A se relaciona com aqueles produtos que são mais caros, porém vendem menos; B, itens de valor médio e vendas também de forma moderada e C, que são os itens mais baratos, mas vendem muito.
Deste modo, os produtos listados na classe A devem ter muita atenção, pois impactam significativamente o orçamento financeiro. Já os itens categorizados na letra C, não exigem tanta atenção, pois mudam frequentemente e não impactam muito o setor financeiro.
6.Tenha uma previsão precisa
Um inventário de estoque de fim de ano precisa contar com uma previsão precisa. É claro que muitas situações podem ocorrer ao longo do processo, mas você pode se aproximar de algumas contingências. Por isso, se atente aos seguintes pontos:
- Verifique as tendências que surgirem no mercado;
- Compare as vendas realizadas no ano passado com as da semana atual;
- Olhe as taxas de crescimento do ano atual;
- Analise a economia global e a sazonalidade;
- Promoções que estão por vir;
- Despesas com marketing.
Com esses passos, você terá o controle do seu negócio, não perderá dinheiro e terá um inventário de estoque de fim de ano organizado e lucrativo.
Bons negócios e até a próxima!