Aviso de Feriado Dia do Trabalhador
abril 28, 2020Por que o Delivery pode salvar o seu negócio em tempos de crise?
junho 4, 2020O mundo que conhecemos até janeiro de 2020 mudou. A atual situação que enfrentamos devido ao Coronavírus (Covid-19) gerou uma conjuntura econômica de grande instabilidade. Mas há medidas que você pode tomar para salvar a sua empresa em épocas de crise. Hoje vamos conversar a respeito de algumas delas.
É compreensível o clima de incertezas e apreensão que estamos vivenciando. Ainda mais para quem teve que fechar as portas do próprio negócio de um dia para o outro e sem a previsibilidade de retorno às atividades normais.
Mas de nada adianta contrariar as recomendações da OMS e tentar retornar para uma realidade que está completamente transformada pela necessidade de isolamento social. Precisamos rever as nossas práticas e buscar por formas de adaptação aos novos tempos.
Exemplos de países asiáticos, europeus e dos Estados Unidos nos mostram que a pandemia não deixou outra alternativa a não ser conter o avanço da doença com menos pessoas circulando nas ruas. Esse é um desafio que exige dos empreendedores varejistas a elaboração de um plano de ação conciso para a superação de problemas financeiros e operacionais.
Para o artigo de hoje, nós da Canal Técnico preparamos algumas dicas importantes tendo em vista colaborar com o seu planejamento estratégico. Esperamos contribuir com insights para a solução dessa fase transitória que parece estar longe de uma conclusão até que surja a imunização e a cura.
Continue acompanhando e aproveite as ideias de como alavancar o rendimento da sua empresa em épocas de crise. Boa leitura!
Entendendo as circunstâncias
O primeiro passo para definir uma estratégia de ação é refletir a respeito do seu próprio segmento e respectivas particularidades. Para administrar a empresa em épocas de crise é necessário fazer alguns questionamentos:
- É viável transpor o dia a dia da empresa para o ambiente virtual?
- O que pode ser realizado para não impactar as vendas negativamente?
- É possível utilizar uma loja virtual ou aplicativos de delivery?
- Que novos produtos ou serviços podem ser oferecidos ao cliente para alavancar as vendas e atender às demandas do momento atual?
- Há como fazer uma redução de gastos?
- Há como realocar os colaboradores em outras funções para não ser necessário demiti-los?
- Quais são os itens que podem ser excluídos do orçamento diante da nova realidade?
- Que produtos e serviços representam um bom investimento nesse momento para manter a estabilidade financeira da empresa?
- É preciso treinar a equipe de trabalho para colocar o plano de ação em prática?
- Como manter a proximidade com os clientes mesmo com o isolamento social?
Refletir sobre esses tópicos é primordial para que você saiba como gerir a empresa e definir os melhores caminhos a serem percorridos nos próximos meses. É justamente esse tipo de análise que permitirá um planejamento mais realista e bem sucedido quando for aplicado.
5 dicas para aplicar na sua empresa em épocas de crise
Depois da reflexão inicial, vamos partir para ideias práticas. Veja 5 medidas que você pode tomar na sua empresa em épocas de crise.
1. Trabalho em home office
Muitas empresas estão se rendendo a uma tendência que já não é novidade no mundo dos negócios: o trabalho em home office. A partir de casa, a equipe pode desempenhar as suas funções ou novos processos, bastando acesso à internet e o cumprimento de uma carga horária pré determinada.
2. Otimização da comunicação da equipe
Para que o trabalho à distância funcione é fundamental investir em ferramentas de comunicação seguras e ágeis. Isso facilita as orientações, o suporte técnico e a transparência quanto às decisões do gestor.
3. Foco na gestão financeira
Administrar as finanças de uma empresa em épocas de crise exige ainda mais cautela. Aposte em sistemas de automação comercial para ter certeza de que as despesas e receitas terão um ponto de equilíbrio coerente.
4. Reavaliação do estoque e fornecedores
As plataformas online de gestão são ótimas para o controle de estoque e de fornecedores. Elas agilizam os pedidos e facilitam até mesmo a renegociação de dívidas. Aproveite todos os módulos que esse tipo de software oferece e tire o melhor proveito deles para a sua empresa.
5. Vendas online e delivery
As vendas pela internet e via aplicativos de delivery nunca foram tão relevantes e necessárias como agora. Se você ainda não oferece esse tipo de serviço, estamos no melhor momento para adaptar a sua empresa e organizar a operação diária com essas alternativas.
Qual é a sua dica para a gestão da empresa em épocas de crise? Entre em contato conosco e saiba quais são os sistemas e serviços que a Canal Técnico disponibiliza para colocar o seu plano em prática!
1 Comment
[…] não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus colegas varejistas. Os momentos de crise pode ser superados com o esforço e a colaboração de todos. Até […]