Saiba qual a importância da automação comercial para supermercados
outubro 28, 2021Conheça os processos que são otimizados com a automação comercial
novembro 19, 2021O varejo é responsável pela movimentação de bilhões de reais na economia brasileira. No entanto, foi um dos setores mais impactados pela crise. Por isso, hoje veremos dicas valiosas para redução de custos no seu comércio.
A turbulência das instabilidades econômicas costuma assustar os empresários e não é por mero acaso. Ainda mais quando vemos tantas lojas demitindo colaboradores e até mesmo fechando as portas.
Toda e qualquer ação capaz de diminuir as despesas deve ser considerada. Afinal, na maioria das vezes é possível contornar a crise com soluções simples, garantindo a competitividade e a sobrevivência do seu negócio.
É justamente com esse intuito que preparamos 5 dicas de redução de custos para o varejo. Fique de olho e inspire-se nessas sugestões para otimizar a sua situação financeira.
1. Tenha um bom planejamento de negócios
Planejamento é uma palavra chave para reduzir custos e aumentar a produtividade. Afinal de contas, simplesmente sair eliminando gastos do orçamento aleatoriamente pode gerar problemas futuros ao invés de soluções.
Cada decisão de corte de despesas deve ser analisada com antecedência, sempre considerando os prós e os contras que isso pode resultar. Tenha certeza de que os departamentos penalizados não acabarão interferindo na sua produtividade e rentabilidade a médio e longo prazo.
Uma visão panorâmica e estratégica da sua gestão financeira deve ser prioridade. Assim, a sua tomada de decisões sobre redução de custos será muito mais assertiva.
2. Identifique despesas que podem ser reduzidas
Um dos elementos mais importantes do seu planejamento é a identificação de setores que estão associados a um corte eficiente de gastos. Pode parecer óbvio, mas há itens que passam despercebidos.
Ao invés de realizar demissões em massa e perder uma mão de obra qualificada que dificilmente será reposta, que tal observar aqueles pequenos detalhes operacionais que fazem a diferença nas contas no final do mês?
Um ótimo exemplo é a papelada burocrática do escritório. Hoje em dia, as plataformas digitais oferecem muito mais agilidade, eficiência e economia do que manter a administração dos negócios do jeito antigo.
Isso sem falar que sistemas automatizados minimizam as chances de erros humanos. Isso pode evitar atrasos nas contas, erros fiscais, multas e outras inúmeras dores de cabeça (e no bolso).
3. Faça manutenção preventiva
Já afirma o dito popular que é sempre mais indicado prevenir do que ter que remediar depois, não é mesmo? Seja pelos custos ou pela complexidade da solução.
Muitas empresas têm contas altíssimas de energia e panes elétricas que poderiam ter sido evitadas. Contudo, ainda resistem em investir na manutenção preventiva de seus equipamentos e infraestrutura.
Monitorar o desempenho dos aparelhos que você usa no seu processo operacional diário é algo indispensável para economizar. Ainda que seja um investimento, ele é baixo e resulta em redução de custos ao longo do tempo.
4. Tenha um bom controle de estoque
Todo varejista sabe que estoque parado representa um problema, pois os resultados financeiros também ficam estagnados. Portanto, é fundamental ter um cuidado especial com esse departamento tão importante das empresas do comércio.
Adote procedimentos de redução de perdas e alinhe o controle de estoque ao setor de compras. Isso gera redução de custos com fornecedores e ainda diminui o risco de perdas.
Soluções inteligentes de monitoramento dos produtos do inventário e das datas de validade são muito importantes. Elas ajudam até mesmo a conduzir promoções para queima de estoque e alavancam as vendas quando você mais precisa.
5. Acompanhe suas metas de redução de custos
A redução de custos depende, ainda, de um monitoramento apurado de métricas. Assim como há metas de lucratividade, você também pode estabelecer metas relacionadas à diminuição das despesas e conferir se as mesmas estão sendo cumpridas.
O orçamento é um verdadeiro quebra cabeça matemático. Use todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para usar o dinheiro de maneira mais consciente, melhorando o seu desempenho nos negócios.
E então, o que achou das dicas de hoje? Na dúvida, entre em contato com a Canal Técnico e conheça nossos sistemas de gestão financeira com módulos específicos para a redução de custos.
Também não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus colegas varejistas. Os momentos de crise pode ser superados com o esforço e a colaboração de todos. Até mais!