7 motivos pelo qual você deve implantar um sistema de gestão em seu varejo
junho 9, 20227 dicas importantes para você se destacar dos seus concorrentes
julho 15, 2022Você sabe o que é inventário rotativo? Se ainda não sabe veio ao lugar certo! No post de hoje traremos algumas informações relevantes sobre esse tipo de processo.
Uma das maiores ferramentas no que se refere a manutenção da cadeia de suprimentos, que vai desde o armazenamento da matéria prima até a entrega ao cliente final é justamente o controle dos níveis do estoque.
Esse é um dos maiores bens para o comércio e indústria e obviamente não pode ficar perdido na empresa.
O controle de estoque é eficiente e ajuda a cumprir uma obrigação legal, sendo apto também de trazer diversos outros benefícios para as empresas, entre elas: informações confiáveis para comprar melhor, redução de perdas de mercadorias e uma melhor tomada de decisões.
É justamente desse controle que depende a boa estruturação da logística, e certamente todo o processo pode ser feito a partir de um inventário.
Cada empresa possui a liberdade para poder fazer o inventário físico ou mesmo a contagem e comparação de itens registrados, esse processo pode ser feito conforme a frequência necessária, respeitando sempre o prazo mínimo de uma vez ao ano.
A empresa consegue fazer a contagem de itens que possui armazenados, sendo que isso pode ser feito de forma permanente, rotativa ou anual. No artigo de hoje iremos abordar o inventário rotativo e entender como ele funciona. Confira!
Entenda o que é inventário rotativo
Compreenda que o inventário rotativo nada mais é do que um processo de contagem contínua de um estoque, normalmente ele é feito por grupos de mercadorias, sendo que acontece durante os períodos determinados e definidos pela empresa.
O fato é que qualquer empresa pode realizar esse processo, geralmente o que muda de uma para outra é o agrupamento de produtos, a periodicidade e a complexidade.
Essa metodologia é bem parecida com o inventário tradicional, contudo, possui algumas particularidades, entre elas:
- Esse tipo de inventário pode ser diário, semanal ou mesmo mensal, tudo dependerá do tamanho do estoque de sua empresa.
- Aqui é importante lembrar que somente uma parte do estoque entra no inventário rotativo, e isso traz maior rapidez ao trabalho. Essa parte que entra na contagem é a responsável por permitir a variação de acordo com o fluxo e a demanda da empresa.
- Tendo uma periodicidade predefinida, então esse inventário possui uma agilidade superior ao inventário mais tradicional.
- Ademais, a margem de erro desse inventário é bem menor, e isso porque a constância com que é realizado traz maior precisão e muita segurança no controle.
Conheça algumas das vantagens do inventário rotativo
De fato, alguns benefícios são muito vantajosos para as empresas, sendo que entre aqueles apresentados pelo inventário rotativo são os seguintes:
Maior qualidade de informações
Justamente porque conta com uma equipe inteiramente dedicada e treinada com exclusividade para a contagem de estoque, isso acaba reduzindo alguns erros e imprecisões.
Maior segurança
Isso porque o inventário em questão acaba mostrando de forma bem rápida alguns desvios e furtos que possam estar acontecendo na empresa, isso possibilita a tomada de decisões imediatas.
Melhora a confiabilidade
Na medida em que a observação do fluxo e entrada de saída de mercadorias é facilitada, o controle do estoque de produtos se torna mais completo com o inventário rotativo, e isso torna possível a obtenção de uma margem de lucro ainda mais real.
Além do mais, ele é capaz de colaborar na prevenção de perdas, na melhoria das análises e da projeção financeira, além de conseguir uma execução mais correta das obrigações fiscais.
Redução de custos
Aqueles custos acarretados por excesso ou mesmo falta de produtos em estoque são reduzidos, isso permite que fiquem em conformidade com a demanda da empresa a partir de uma atualização mais constante.
Redução de desperdício de produtos e de espaço
Esse inventário é capaz de elevar o nível operacional, e isso garante maior rotatividade de itens eliminando os obsoletos.
Vale destacar que a perda de produtos devido à expiração do prazo de validade acaba sendo um problema muito sério, e isso gera prejuízos bem grandes para as corporações.
Os clientes ficam mais satisfeitos
Esse é o melhor prêmio para um sistema de logística bem estruturado. Lembrando que isso somente é possível graças ao inventário rotativo, ele é perfeitamente responsável por atender às necessidades e expectativas das pessoas que compram os produtos.